sexta-feira, fevereiro 13, 2009

O PRAZER DA DESCOBERTA 2

Puressence - I Suppose.

Todos os que me conhecem sabem da minha pancada por Mission. É há muitos, muitos anos a minha banda preferida. Tive recentemente a oportunidade de passar uns dias com o Wayne Hussey, um dos sonhos que sempre julguei impossível de realizar. Mas não é disso que pretendo falar aqui. Apenas da música. E uma das coisas que mais fizemos foi mostrar bandas um ao outro, como adoram fazer dois paranóicos por música. Adorei saber que muitos dos nossos gostos coincidiam. Se bem que a minha cultura musical sobre grandes bandas dos anos 70 e 80 aumentou substancialmente.
No entanto, de uma banda que tinha apenas um EP, curiosamente com 4 temas como o dos KD, ele tinha a discografia toda. E assim hoje percebo o porquê da imprensa britânica mais séria dizer há tanto tempo que os Puressence eram um dos mais bem guardados segredos da música naquelas ilhas. São, de facto, especiais. Desde a voz, aguda e única sem cair na tentação de chorar à Coldplay, até às guitarras por vezes sensíveis (olha lá os delays Fino...) e brutais (À atenção do Moás). O baixo, esse, é´quase sempre metálico, sonoro e presente. Com e sem palheta.
São bons, muito bons, daquelas bandas que a tocar nos conseguem transportar para outro lado, tantas vezes uma das coisas pelas quais nos refugiamos na música. PURESSENCE

1 comentário:

Meideprak disse...

O delay está lá! está lá mesmo! Quando fazem barulho lembram Placebo