terça-feira, outubro 10, 2006

PORTO DE ABRIGO


A VIDA É BELA. Num mundo tão difícil como aquele em que vivemos hoje, cada um de nós adopta a melhor forma possível para resistir a uma pressão que está em todo o lado. Seja do consumismo, do capitalismo selvagem, da falta de condições de vida, problemas de saúde, sei lá... uma mão cheia de factores que parecem estar aí ao virar da esquina para nos tirar a paz de espirito e fazer com que não consigamos ser felizes.
Eu refugio-me. Não sou tão corajoso como gostava de ser. Luto por coisas em que acredito e que desejo, mas não me envolvo demasiado. Em termos políticos vivo um pouco à parte. Em termos sociais idem aspas. Deixo cair a capa apenas perante os mais chegados. Ou perante os meus verdadeiros interesses, que não económicos ou de subsistência, mas a que aprendi a dar importância.
Por isso parece-me que hoje em dia é de vital importância todos nós sabermos encontrar os nossos portos de abrigo. Eu sei onde estão os meus e utilizo-os frequentemente para encontrar o meu ponto de equilíbrio. São egoístas em termos sociais e servem para me esquecer que há demasiada merda neste mundo, mas são também a maneira que encontrei para não tentar a constante explicação para factos com os quais não consigo lidar. Aquelas coisas a que hoje ninguém liga nenhuma e que quando são faladas somos olhados como aquele estúpido idealista que não percebe o mundo em que vivemos. Coisas tão mesquinhas como a morte de 30 iraquianos por dia desde a ocupação norte-americana, a morte de millhares de crianças por dia devido a subnutrição e maus tratos e tantas outras que diariamente dão tanto trabalho a afastar de dentro de mim.
Gostava de ser um filho da puta insensível que não se sentisse minimamente tocado com estas merdas. Era muito mais feliz e tinha muito menos problemas. Engordava apenas os putos que tenho cá em casa e vivia muito feliz ainda que não para sempre. Não consigo. Assim sou apenas mais um alienado que se preocupa mas não faz nada em relação a isso. Paz à minha alma. E às vossas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens camarada pelo excelente texto. Prova mais uma vez que és, um excelente profissional.

Fénix disse...

A maioria das pessoas é assim, eu inclusivé.

Infelizmente, existem (e existiram) pessoas que fazem por prepetuar situações horriveis e que pelos vistos têm poder e força para desgraçar a humanidade (não sei porquê , lembrei-me agora de um: George Fucking Bush. Mas há mais...).
Mas tb existem muitas (não tantas como as necessárias) pessoas que se dedicam a nobres causas e que tentam minorar muitas das barbáries que se têm cometido ao longo da história.
Pq tiveram coragem de abdicar de todo o conforto para viverem muitas vezes em condições precárias aqui ficam as minhas homenagens...porque nem sempre são lembradas e porque nem sempre lhes é reconhecido o seu valor...que é imenso!

Bom texto, Eskimo!