All About Eve - Shelter From The Rain.
sábado, maio 23, 2009
A MÚSICA DA SARA
The Mission UK - live in madrid - Track 9.
Em Barcelona, no camarim dos Mission com o meu irmão, na última tourné de despedida, pedi ao Wayne para tocar o Dream on no dia seguinte, para a Sara. Houve alguma gentil alma que se lembrou de colocar no You Tube a dedicatória que o Wayne lhe fez na capital espanhola. Obrigado a ele. E à gentil alma, claro.
Ouve-se perfeitamente a voz da Sara, histérica, a gritar na multidão. E o Wayne fez toda a gente rir quando disse que tinha de ser o Dream on (dos Aerosmith) porque ela não gostava de Mission. Cool.
COVERS
Sarah Bettens - Chasing Cars.
SEMPRE odiei bandas de covers ou de baile. Não há muito para explicar, é mesmo assim. Mas adoro quando uma banda (autor) pega numa música de outro e faz dela sua. Esta versão é linda.
INTELIGENTES
The Church - Destination (Audio only).
A melhor descrição que li até hoje sobre os The Church foi "pop inteligente". São-no, de facto. Uma banda australiana quase sempre distante dos grandes palcos, onde chegou apenas no fim dos 80's com Under the milky way. Aqui fica uma música bem melhor do mesmo álbum. Tem um grande baterista, dois guitarristas de sonho e são mesmo muito bons. A descobrir, sempre.
sexta-feira, maio 22, 2009
É HOJE
HÁ UMA SOLUÇÃO
DE SAÍDA...
quarta-feira, maio 20, 2009
SÓ MAIS UMA
Peter Gabriel - Come Talk To Me.
PARA quem tem dúvidas de que o homem é brilhante... vejam isto. Das coisas mais impressionantes que já vi num palco.
AMOR É ISTO
Peter Gabriel - In Your Eyes (Live).
A MÚSICA dispensa apresentações. Peter Gabriel é um dos grandes. A banda é qualquer coisa de espantoso. A forma como cantam, dançam. Isto não é música, é uma mistura de artes global e absorvente. Gostava de ser assim quando for grande. A sério. Fazer boa música, viver disso, sem comprometer a sua integridade artística e ainda assim atingir o reconhecimento de milhões. Deixar para a posteridade uma série de obras fantásticas e espectáculos como este que não me canso de ver e rever. Thanks, Peter.
NO COMMENTS
16 Horsepower - Cinder Alley.
QUANDO ouço uma música de que gosto muito, costumo dizer que o autor já pode morrer descansado. Para quem não conhece... 16 HORSEPOWER é uma banda IMPRESCINDÍVEL. Uma espécie de gótico cowboy brutal, de rasgar os nervos e abrir fendas nos buracos mais improváveis do nosso cérebro. É arte na mais pura forma. Uma mistura de Johnny Cash com os ácidos dos Pink Floyd. Não é para todos os dias, mas um crime não conhecer.
MAIS DELAY'S
Love Like Blood "A Strange day (The Cure Cover)".
UMA onda mais gó mas tocante. Strange day, dos Cure, pelos germânicos Love Like Blood. E o delay lá atrás é delicioso.
PARA O FINO
Big Country Glasgow Barrowlands Chance.
O FINO, para quem não conhece, é o baixista dos Karpe Diem. Um gajo porreiro, que não tenho o prazer de conhecer muito bem, até porque não me parece que ele seja de se dar a conhecer muito bem. Mas um gajo a sério. Em quem se pode confiar quando combina. Que dá o que tem e não tem para poder ir tocar. E que tem muito, muito talento. Faltar-lhe-á talvez maior cultura musical para explorar tudo aquelo que podia fazer com todo esse talento que deus lhe deu. Mas isso não acontecerá a todos nós? Sim, gosto muito dele. É verdade.
Este post nasceu porque partilho com ele um gosto muito especial. O delay. Um som meio caído em desuso mas que é um dos pedais mais interessantes da história da música. Fartei-me de pensar em bandas que ele pudesse gostar e nunca me tinha lembrado dos enormes BIG COUNTRY. A banda de Stuart Adamson, o falecido vocalista que ouvem e vêm neste vídeo. Sei que ele gosta de gozar quando falo nas já famosas lágrimas de Alhandra, mas cheira-me que ele partilha comigo este defeito de se emocionar com as músicas que lhe tocam. Esta toca-me. Espero que gostes.
terça-feira, maio 19, 2009
segunda-feira, maio 18, 2009
TÃO COOL
The Airborne Toxic Event - "WISHING WELL.
Esta banda tem mesmo qualquer coisa. O e-bow na guitarra, o violino a intrometer-se, a voz sussurrada até à explosão. Gosto muito. E partilho. É para isso que andamos cá, não?
domingo, maio 17, 2009
DIA VERDE
A COISA chama-se dia verde e não pretende ser mais do que um encontro para os putos que andam nas escolinhas do Sporting. Especial mesmo, para este pai babado, é o menino em pose de remate acrobático na foto debaixo. Chama-se Tomás, é meu filho e anda contente com isto. Para mim chega... por muito que me estrague os fins-de-semana. Mas vê-los nestas coisas tem as suas compensações. Há menos descanso, mas aqui é que percebemos como eles crescem.
MELANCOLIA...
que o mundo te vai cair em cima,
que não vês luz ao fundo do túnel,
que o chão se mexe...
e te foge debaixo dos pés…
.
.
.
.
.
.
.
.
.
...TU CORRE, CARALHO!
Que essa merda é um terramoto!
CONFESSO...
sábado, maio 16, 2009
É MESMO BOM
A música mainstream às vezes tem destas coisas. Produtos que soam genuínos. Vozes que se tornam especiais. Letras decentes, Qualidade. Amy Mc Donald tem-na. E muita. Uma voz bonita e música a sério. Com pingos do melhor que os Waterboys produziram. Com uma trompete sensacional. Um guitarrista presente. É mesmo bom. E o álbum quase todo. Ouçam. Vale a pena.
PS - A pronúncia escocesa é deliciosa.
sexta-feira, maio 15, 2009
quinta-feira, maio 14, 2009
POBRE ENGENHEIRO
- TU TI TU TU TU TU.
A funcionária não compreende o que quer dizer José Sócrates e, pensando que se trata de uma mensagem cifrada, avisa o FBI. Num ápice, apresentam-se dois agentes do FBI que, postos ao corrente de tudo, mas não conseguindo decifrar a mensagem, decidem chamar aCIA. Os serviços secretos mandam dois agentes ao hotel, os quais começam logo a investigar e a tentar decifrar a mensagem, mas sem qualquer resultado. Entretanto, José Sócrates volta a telefonar e todos o ouvem repetir:
- TU TI TU TU TU TU.
Desesperados, os agentes resolvem recorrer ao tradutor oficial da Embaixada dos EUA, em Portugal. Um caça supersónico do Pentágono desloca-se ao aeroporto de Figo Maduro, e o tradutor é conduzido, sem mais delongas, aos EstadosUnidos. Chegado ao hotel e posto ao corrente da situação, o tradutor disfarça-se de criado, vai aos aposentos de José Sócratese e... descobre o mistério:
O Primeiro-ministro português queria dizer, no seu inglês técnico (daUniversidade Independente):
- TWO TEA TO 222
quarta-feira, maio 13, 2009
SMILE
-Crianças, amanhã quero que me tragam exemplos de construções que estejam a ser feitas próximo das vossas casas e quais as vantagens destas novas construções para nós.
- Sim professora.
No final da aula, a professora pede a todas as meninas que fiquem na sala porque quer dizer algo:
- Olhem, meninas, como o Joãozinho é muito malcriado é provável que amanhã ele diga alguma das suas asneiras. Por isso, vou pedir que, para evitarmos problemas, quando ele disser algo que nos pareça asneira, todas vocês se levantem imediatamente e saiam da sala. Todas concordaram com o plano.
No dia seguinte, pergunta a professora:
- Fizeram a redação que eu pedi?
Primeiro a Anita: - Perto da minha casa estão a construir um supermercado. Assim, a minha mãe não necessita andar muito para ir às compras.
- Muito bem Anita !!!
Sim, Raulzito: - Perto da minha casa estão a construir uma fábrica de móveis. Assim, como o meu pai é marceneiro ele pode trabalhar mais perto de casa.
- Excelente, obrigado Raulzito.
Nisto o Joãozinho levanta a mão. Diz a professora:- Ai meu Deus !!! Fala, Joãozinho. O que estão a construir perto da tua casa?
- Perto da minha casa estão a construir um bordel.
Imediatamente todas as colegas do Joãozinho levantaram-se para sairda sala e ele diz:
- Calma, suas putas, ainda não abriu!!!
segunda-feira, maio 11, 2009
EM PAREDES DE COURA
Howling Bells - Cities Burning Down.
Grande ambiente. Boa voz. Good lookin'... em Paredes de Coura. A ver.
domingo, maio 10, 2009
sexta-feira, maio 08, 2009
VENERAÇÃO
The Mission rare - Tower of Strenght (Live).
TALVEZ devesse ter vergonha de escrever isto, mas a verdade é que dava um dedo do pé para tocar numa banda que diz tanto aos seus fãs. Não falo do número, considero isso até menos importante. Mas há bandas como os Mission ou os New Model Army, em que o ambiente que se sente entre quem os adora é diferente. Trata-se, provavelmente, de "strange kind of love", como tão bem canta o Peter Murphy.
Estas imagens dizem muito sobre essa adoração. Isso leva a que as bandas cometam até erros como o dos Mission, de editarem um DVD sem qualquer overdub ou retratamento do som. Gosto deste toque genuíno, do assumir do erro, do amor pelos fãs. Revejo-me nisto, como quem passa por aqui está farto de saber.
E confesso, os Mission fazem-me muita falta...
FUNERAL
The Mission UK - Daddy's Going To Heaven Now (Live 2004).
SEI que me repito. Esta música já foi postada mais do que uma vez aqui no Eskimo. O mais especial que posso dizer sobre ela é que, hoje, é a que desejo que seja tocada no meu funeral.
TRIBUTO
The Doors - Love Me Two Times ( A tribute By The Mission UK ).
Um tributo do Wayne a uma grande banda do passado. Gravado apenas por ele, tocando todos os instrumentos à excepção da bateria. Não é das minhas músicas preferidas dos Doors, mas a versão tem a sua pica. Gosto do solo de guitarra. Curto mas com feeling.
A BELEZA2
Placebo - Twenty Years at Live8.
A mesma banda, outro tema, outro ambiente especial. A voz, as letra, a guitarra linda mas sem encher. O espaço que a bateria dá... Quem consegue fazer música assim pode morrer descansado. Já deixa algo muito especial para trás.
BELEZA
Placebo - Running Up That Hill.
Há temas muito especiais. Este mexe comigo. Já na voz de Kate Bush era brutal. A versão dos Placebo é apenas um pouco mais actual. Mas seja quem for. É lindo. A atmosfera é brutal. A simplicidade é tão arrasadora, não é?
sábado, maio 02, 2009
VERSÕES
Uma das minhas preferidas. Uma das muitas que teneho em vinil cá por casa. Um "must". As guitarras são... de chorar por mais.
EM PLAYBACK
The Mission, Tower of Strength TOTP 1988.
HÁ GAJOS que odeiam fazer playback. E não conseguem disfarçar. Reparem no Simon, como se ri dutante quase o set todo, enquanto finge que faz os solos. O realizador até evita filmar a cara dele. São os Mission em 1988, dias em grande forma.
The Airborne Toxic Event - "This Losing" (acoustic version)
The Airborne Toxic Event - "This Losing" (acoustic version).
ESTES malucos, porque com talento para dar e vender, fazem versões acústicas um pouco por todo o lado. E muitas são a roçar a perfeição. Recomenda esta mas também qualçquer outra de uma série de dez especiais que fizeram recentemente. Vou postando. São... uma delícia.
The Airborne Toxic Event - Sometime Around Midnight (LIVE)
AO VIVO. É a prova dos nove. São bons. Ponto.
sexta-feira, maio 01, 2009
PARA OS MEUS FILHOS
the Airborne Toxic Event - Sometime Around Midnight acoustic.
Esta música é dedicada ao Tomás e ao Vicente.