quarta-feira, abril 30, 2008

HAPPY!

HOJE o meu Tommy faz anos. 9. Logo, estou feliz. E velho. Que se foda. Os putos estão altamente...

terça-feira, abril 29, 2008

ELES VIVEM!

Há ensaios em que fecho os olhos e deixo-me levar. Ou eles estão abertos e não estou lá. Toco apenas. Com alma. Com força. Com raiva.

Há ensaios em que fecho os olhos e quase acredito que somos uma boa banda. Que temos um belo som. Poderoso. Cheio. Seminal.

Há ensaios que me dão um prazer descomunal. São muito melhores do que uma sessão de sexo, seja ela com quem for.

Há ensaios assim. Que valem a pena. Que nos fazem acreditar. Que nos lembram que ainda não estamos mortos.

segunda-feira, abril 28, 2008

SEGUNDO

Não festejo segundos lugares. Não consigo. Principalmente quando parecem tão precários. A única coisa boa é estar à frente do Benfica. Para brincar nos ensaios.

domingo, abril 27, 2008

HÁ MANJARES...

... que dão cabo de mim.

quinta-feira, abril 24, 2008

CAVE, NICK


No CD vai passando "The mercy seat", de Nick Cave, enquanto começo a escrever estas linhas. A versão acústica do "b-sides & rarities". Gosto tanto quando isto me acontece. Quando um concerto memorável me faz redescobrir a obra de um génio de quem sempre gostei mas de quem andava afastado.


Nos últimos dias tenho ouvido essencialmente os discos mais recentes de Cave. Para saborear. Algo que não fiz antes. Estupidamente. Fui comprando e pondo para o lado. O que eu perdi. Porque o best of, o "Boatman's Call" ou o "Murder Ballads" são companheiros de estrada e aventuras mais ou menos constantes. Mas a verdade é que este gajo, completamente louco, é genial. E assim todos os trabalhos dele merecem visita mais atenta. O "B-sides", que continua a rodar ali na sala, é um bom exemplo. O volume I é óptimo. Demasiado bom para ser verdadeiro.


Ainda não falei do concerto. Não há muito para dizer. Cave tocou para um público que não o mereceu. Que queria apenas as baladas e as músicas mais conhecidas e ele deu-nos uma tempestade sónica e visceral como há muito não via. Brutal em todos os aspectos, até na desorganização dos Bad Seeds, que não sabiam muito bem o que tocar após o primeiro encore. Foram, diga-se, duas horas e 20 minutos de concerto. Entre o rasganço e a acalmia de "Into My arms", numa versão cabaret apaixonante. Na utilização do seu instrumento, aquela voz poderosa constantemente no fio da navalha entre o desafinanço e o génio, Cave pareceu esquecer-se que no dia seguinte havia outro concerto para dar no Porto. Uma entrega para lá do compreensível. Uma banda fantástica, até nos enganos. Gostei. Mas gostei mesmo. Não há muitas noites de arte assim numa vida. Há que saber valorizá-las.

terça-feira, abril 22, 2008

O CONCERTO DO ANO

NICK CAVE & THE BAD SEEDS. Obrigado.

domingo, abril 20, 2008

É SÓ ALEGRIAS...

O Benfica e o Sporting são mesmo motivo de risota. Uma tristeza. Venha o diabo e escolha...

CONTRASTES


Este foi um fim-de-semana de várias actividades. Mas escrevo apenas para falar de duas. Sexta à noite o prazer sublime de poder ver Quidam, o magnífico espectáculo do Cirque du Soleil (obrigado, Miguel, pelos bilhetes de 95 euros cada...). Quidam, uma obra que já tinha visto repetidas vezes em DVD, é um cruzamento de circo com todas as artes possíveis, de uma beleza indescritível. Mais do que absolutamente lindo, Quidam faz-nos questionar os limites da arte humana. Do que uma pessoa pode fazer. Pena é que seja apenas para uma elite que pode pagar os preços astronómicos que se praticam para ver este espectáculo. Se bem que há bilhetes a 30 euros, o mesmo que muitos concertos de tournées que por cá passam. E Quidam é, não tenham dúvidas, algo muito mais inesquecível.

Sábado à noite, por culpa própria diga-se, pois a ideia foi minha, levei os miúdos a ver o Wrestling. Mais bilhetes à borla, reconheço, pois também não gastava um euro para ver aquilo. Mas a curiosidade era alguma e o Tomás e o Vicente até gostaram. Mas tudo o que Quidam e o Cirque du Soleil têm de lindo, a WWE... bem... faltam-me as palavras. É tudo tão parvo, tanto teatro, tanta infantilidade que só se percebe mesmo que seja engraçado para os miúdos. As figuras que se vê os adultos fazerem, bem... no comments. Houve alturas em que pensei estar na Twilight Zone. É a boçalidade no seu pior. Só visto.

AMANHÃ

É dia de Nick Cave. Um homem que está entre os meus eleitos. A celebração é no Coliseu. Esgotado, claro. Lá estarei!

quinta-feira, abril 17, 2008

VENDEDOR ALENTEJANO

Um rapaz Alentejano vai trabalhar para um daqueles grandes Hipers na América e ao fim do primeiro dia o chefe pergunta-lhe quantas vendas tinha feito.
- Uma.
- Uma venda? Isso é muito mau!!! Os meus vendedores normalmente fazem entre 25 a 30 vendas por dia! Ora diz lá de quanto foi a venda...
- 757.326,45 DOLLARS
- O quê?????? Mas afinal o que é que vendeste?????
- Ora, primeiro vendi ao freguês um anzol pequeno, depois um anzol médio, e a seguir um anzol grande!... Com tanto anzol vendi-lhe uma cana de pesca!... Perguntei onde é que ele ia pescar e ele disse para a costa. Claro que lhe expliquei que para a costa era melhor ter um barco! Então levei-o à secção de barcos de recreio e vendi aquele Silver Esprit com os dois outboard que o gajo até se passou!... Conversa puxa conversa e ele disse que o carro dele era um Fiat Uno... e eu disse-lhe que para puxar o barco ele precisava dum 4x4! Então fomos direitinhos ao stand e vendi-lhe aquele Range Rover que lá estava.
- Muito bem! Deves ser mesmo bom para venderes isso tudo a um gajo que só queria um anzol pequeno!!!
- Qual anzol qual quê!!! Ele só cá vinha comprar uma caixa de TAMPAX para a mulher... e eu disse-lhe 'já que tem o fim de semana lixado, mais vale ir à pesca...'

REANIMADO

Há resultados que nos trazem de novo à vida...

quarta-feira, abril 16, 2008

AVISO

Quero deixar bem claro que este blog me parece moribundo. E o "dono" também. As minhas desculpas.

terça-feira, abril 15, 2008

MAIS UMA

A mesma banda. Outra música. Ouçam. É bom.

CINEMUERTE

Há muito que não os ouvia. Impressionaram-me imenso no Super Bock de há dois anos. São um dos mais interessantes projectos portugueses. A Voz de Sophia ao vivo... incrível. A não perder.

domingo, abril 13, 2008

AH, LEOA!


Julliette Lewis é uma leoa em palco. Uma voz poderosa, esganiçada, cheia de raiva e emoção a juntar a uma atitude provocante, enérgica, sedutora e excessiva. É uma front-woman brutal. Os discos são interessantes mas não conseguem ultrapassar a mediania de um bom rock alternativo. No entanto, esta actriz norte-americana não deixa de ser uma das mais interessantes lideres de bandas actuais. Gosto muito.


PS - Estaria frio?

sábado, abril 12, 2008

TEM DIAS

Fields of the Nephilim - Sumerland. Sim, há dias em que sabe bem. O gótico como gostei de o ouvir há anos. Um gótico sério, ou que se leva demasiado a sério, mas com grandes guitarras, baterias poderosas, baixos certeiros e inventivos. Os Fields, de facto, dentro do género são grandiosos. Sumerland é apenas um dos exemplos mais light. Mais uma grande canção.

sexta-feira, abril 11, 2008

Boa canção

Não é a melhor versão. Longe disso. Mas não deixa de ser uma grande canção. E uma letra ainda melhor.

ME GUSTA

Fomos ouvir as famosas quatro. Gostei do que ouvi. Terá sido do afastamento? Não sei. Mas gostei.

quarta-feira, abril 09, 2008

Grande susto

A única boa notícia é que tenho a certeza que vais melhorar. Todos precisamos de ti.

terça-feira, abril 08, 2008

UMA CANÇÃO

Radio Macau - Cantiga de Amor.

1,2,3. Dá-lhe ganga. É uma frase que tenho ouvido muito. E sim, gosto. Mas também gosto de canções. Ainda bem que os Macau se lembraram que já foram uma grande banda de canções. Estão de volta. Welcome.

segunda-feira, abril 07, 2008

sábado, abril 05, 2008

HÁ DIAS ASSIM

...em que tudo parece estar errado. Ou de alma vaga, como diria a Xana. Dias em que tens vontade de estrangular aquele gajo irritante. Ou de partir para outra. Dias em que te sentes mal com a decisão que tomaste. Ou em que te apetece mudar de banda, de rumo, de paragens. Sim, há dias assim. A maior parte das vezes passageiros. Que não venham para ficar.

sexta-feira, abril 04, 2008

COOL SOUNDS

Os James actuam no Festival Marés Vivas, em Vila Nova de Gaia, no próximo mês de Julho. A banda britânica junta-se assim a Peter Murphy, Prodigy, The Cult e The Doors. Os James actuam no no mesmo dia que Peter Murphy. Hum... acho que vou ter de ir...

quinta-feira, abril 03, 2008

Brotherhood

Não sei se vocês acompanham esta série. E sei que não é tão famosa como os Heroes, Prison Breaks, Losts ou dr. House. Mas esta série reconciliou-me com a televisão. Dura, brutal mesmo, é uma sucessão de murros nos estômago. Love it.

terça-feira, abril 01, 2008

Venham eles...

Os Davides desta vida. Críticas como aquela levaram os Kaganisso aos montes. Desde Doutores e Engenheiros a sucedâneos de UHF (nunca percebi onde estava a relação entre as duas bandas...) chamaram-nos tudo. Nota muito negativa? OK. Não gostou. Está no seu direito e tem de ser respeitado. Vários amigos meus não gostaram. Não do concerto em si, não simpatizam com a banda. OK. Mas há argumentos a suportar essas críticas. Ali não é o caso, mas siga.
O que interessa não são os Davides. São os concertos que damos e o que sentimos em palco. E parece que há mais aí à porta. Concertos. Não Davides. Desses há por aí aos montes. Logo, meus caros, façamos aquilo que nos dá na real gana. Aliás, preparem-se. Quando mostrarmos as nossas 4 canções calculo que a coisa seja pior. Estou mais do que preparado para isso. A maior parte das bandas que amo foram constantemente arrasadas pela crítica ao longo dos anos. Que se foda. Vale o que vale.